365 Diary

Um Blog, para falar de tudo um pouco, um pequeno diário, dia a dia, viagens, receitas, costura, etc.

Viagem a Florença e Bolonha

Foi uma viagem cansativa, andámos muito mas valeu cada passo que demos.

Apanhámos o voo da TAP para Bolonha. Chegados a Bolonha apanhamos um táxi para a Estação central de Bolonha, que demora cerca de 10 minutos e de lá apanhámos o comboio com destino a Florença, que demora cerca de 35 minutos.

Chegados a Florença fomos logo almoçar e comemos na Trattoria Dall'Oste mesmo á saída da Estação Santa Maria Novella. Neste restaurante, come-se a melhor Bisteca Florentina, da cidade.

Acabámos de almoçar e parámos no centro de turismo para comprarmos o Firenze Card. Este cartão permite entrar em todos os museus, com entrada directa e sem filas. Custa 72 euros por pessoa, crianças não pagam e vale mesmo a pena.

A seguir deixámos as malas no hotel, ficámos alojados num hotel excelente mesmo na praça de Santa Maria Novella, o Hotel  L'Orologio. Excelente localização, relativamente pequeno, decoração e quartos óptimos, boa relação qualidade preço.

Largámos as malas e fomos conhecer a cidade começamos pela Catedral e pelo Battistero. O cartão funcionou na perfeição entrada directa. Ambos os sítios lindíssimos, pinturas lindas e vitrais. A Catedral tem uma imponência de cortar a respiração.

Saímos e fomos ao Palácio Vecchio, o tecto da famosa sala dos Quinhentos é deslumbrante.

Descemos e passámos pela praça da República e continuámos até á emblemática Ponte Vecchio. Linda! |As casas da ponte e o seu enquadramento, faz com que seja única.

Voltámos ao hotel, tomámos um banho e fomos jantar a um restaurante próximo. Muito agradável e bom, o Mattacéna. Depois, ainda demos uma volta pela cidade, que à noite é magnífica com as luzes.

No dia seguinte, após o pequeno-almoço, fomos ver a Igreja Santa Maria Novella. De todas as que visitámos em Florença, foi a que mais gostámos.

Seguimos para o Museu da Uffizi, onde mais uma vez entramos sem qualquer espera. O museu é enorme tivemos cerca de 1,30h  lá dentro. Maioritariamente temos pinturas para ver,  embora não sendo uma conhecedora do tema, achei-as maravilhosas.

Á saída, fomos ver o Museu Galileo, muito engraçado e educativo principalmente para o meu filho que adorou.

Almoçamos no restaurante Alla Griglia, bom, comemos umas massas óptimas e umas costeletas divinais.

Á tarde, fomos ver o resto da cidade mas no Hop On Hop Off, o que nos permitiu conhecer mais um pouco da cidade e ir aos sítios mais afastados. Primeiro fomos ver a Igreja de Santa Corse, vale a pena a visita, diferente mas igualmente bonita.

Depois fomos á Praça Michelangelo, que tem uma vista soberba sobre a cidade, onde nos apercebemos da imponência da catedral e da beleza da Ponte Vecchio.

Seguimos para o Palácio Pitti e os seus lindíssimos jardins Boboli.

IMG_5987 - Cópia.JPG

Regressámos ao hotel e saímos para jantar num restaurante que embora caro é uma referência em Florença. O Buca Lapi. Tem uma decoração diferente os seus tectos forrados com posters onde é possível assinar e deixar a nossa marca. A comida igualmente boa, jantámos muito bem as massas estavam no ponto.

No terceiro dia de manhã fomos ao museu ou Galeria da Academia ver a estátua de David. Depois ainda fomos ao museu de Leonardo da Vinci.

Passámos pelo hotel para apanhar as malas e fomos para Bolonha.

Em Bolonha, ficámos no Hotel Internazionalle, é um hotel simples com uma decoração antiga, estava limpo mas precisa de uma reformulação. A localização é excelente e o pequeno-almoço também.

Tivemos uma tarde inteira para ver a cidade, descemos a Via dell'Indipendenza, directos á Piazza Maggiore, á fonte de Neptuno e à Basílica San Petronio.

Após vermos esta zona, descemos até as duas torres, símbolos de Bolonha. A torre Garisenda e a Degli Asinelli, construídas em alvenaria, com uma função estratégica militar.

A cidade de Bolonha é diferente de Florença, mais medieval mas muito bonita. Quase todos os prédios têm arcadas com lojas, restaurantes, etc. Aliás, a Via dell'Indipendenza é um centro comercial a céu aberto.

Jantámos num restaurante fantástico a Trattoria Oberdan da Mario, as massas estão a ser feitas à nossa frente e são divinais, nunca comi uns Raviolis tão bons. Seguramente o melhor restaurante onde comemos.

No dia seguinte, demos mais uma volta pela cidade fomos ver a zona da universidade, uma das mais antigas da Europa.

Valeu a pena a cidade diferente mas muito interessante. Ao meio da tarde regressámos a Portugal